AreaAluno
Código:

Senha:  

  

DICAS cópia

DICAS PARA ALONGAR OS MÚSCULOS

Alongamento seguro, para não se machucar, três regras básicas:

1. O músculo deve estar aquecido para ser alongado. Se estiver frio, a capacidade elástica dele é menor: você pode exagerar na solicitação e causar um estiramento.

Alongamento2. O músculo não pode estar superaquecido. Aquela "dorzinha" que sinaliza seu limite pode ser mascarada se você estiver com doses altas de endorfina e com a circulação sanguínea elevada. Então, logo que terminar de correr, desaqueça de 10 a 15 minutos, com caminhada ou trote leve. Em seguida, alongue.

3. Atenção à postura corporal. Um exercício mal executado pode agravar ou desencadear uma lesão. E fingir que está alongando não adianta nada.

No caso do treino de força

A recomendação para a musculação é a mesma da corrida: antes de se sentar nos aparelhos, o importante é aquecer os músculos. Comece com 5 minutos em uma bicicleta ergométrica, na esteira ou no eliptico. "Também vale um aquecimento com o exercício que será executado. Se você vai treinar no leg press, por exemplo, faça uma série de 20 a 30 repetições com 30% da carga com que costuma treinar normalmente. Só depois coloque sua carga ideal e execute a série", afirma o técnico de corrida Marlon Duarte, que também é instrutor de musculação na academia Ecofit, em São Paulo. Após o treino, alongue-se para relaxar a musculatura, principalmente os grupos musculares que você trabalhou.

O ideal é incluir exercícios de flexibilidade em seu dia-a-dia. Mas, se você pertence à imensa maioria de corredores que só alonga nos treinos coletivos, o momento mais importante para esses exercícios é após o treino, fase em que eles ajudam a relaxar e a recuperar a musculatura. Você até pode incluir o alongamento no ritual pré-treino, mas ele deve ser leve e parte de um aquecimento fundamental para o esforço que vem pela frente.

ALONGAMENTO

ALINE

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Av. Sinfrônio Brochado, 1170 | Barreiro | 31.3384-2779