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FAMOSO ABDOME!

TbaNão há duvida! A parte do corpo que mais incomoda as pessoas é a famosa “barriguinha”. Hoje muitos já sabem que além da questão estética, existe uma preocupação em relação à saúde devido à circunferência abdominal.

O padrão de distribuição do tecido adiposo possui fundamentalmente características genéticas e/ou hereditárias. As principais doenças ligadas ao aumento da adiposidade abdominal são a hipertensão, cardiopatias e diabetes do tipo II. A maneira mais prática de determinar o risco cardíaco é a relação da medida cintura quadril. O valor da medida da circunferência da cintura dividida pela do quadril, se o resultado for maior de 0,80 para mulheres e 0,95 para os homens significa que o risco existe.

A solução para a diminuição da circunferência abdominal consiste em vários fatores, o qual envolve mudança fundamental no cotidiano do indivíduo.

Reeducação alimentar – Uma boa alimentação é fundamental para a diminuição de gordura corporal, mas lembre-se não existe dieta específica para perda de gordura localizada

Controle hormonal - Principalmente do cortisol, hormônio associado ao stress e que devido a sua ligação ao aumento da lipoproteína lípase (LPL), mobiliza o acúmulo de lipídios 4.

Exercício Físico - Talvez o mais controverso, devido suas variáveis mas deve se analisar o tipo de atividade, o volume e a intensidade da mesma.

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Algumas dicas de como treinar o músculo abdominal:

- Tente variar os tipos de exercícios abdominais. Uma modificação de rotina permanente, além de possibilitar uma contínua motivação, possibilita modificação do padrão motor de ativação das fibras musculares.

- Expirar na contração muscular. Parece óbvio, mas é comum este erro principalmente em iniciantes.

- Ter controle e consciência da contração muscular do abdômen. Seja ele executado nos exercícios abdominais, na contração para estabilização de outros exercícios (Ex: agachamento), ou na respiração e postura no dia a dia.

- Procure treinar na amplitude máxima do exercício.

- Na contração máxima, executar de 1 à 2 segundos de contração isométrica, mais conhecido como pico de contração.

A obsessão pelo famoso abdominal consiste não somente em benefícios estéticos, mas também de saúde e qualidade de vida. Agora, de posse destas informações comece a planejar seu treino de forma que você alcance, pouco a pouco, o tão sonhado `abdome definido`. Pelo menos, chegar próximo a ele.

ALINE

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